2 de out. de 2009

Leitura Compartilhada

De Imagens do Blogger

Oi Gente!!! Passei aqui hoje pra postar uma atividade de Leitura Compartilhada que realizei com os alunos para o pro Letramento de Linguagem e Escrita (Minha Formadora é a Mônica - ADOROOOOO!!!!).

De Meus documentos

Segue a transcrição do trabalho:


Planejamento
Primeiro dia
 Apresentar a capa do livro e fazer antecipações sobre o conteúdo;
 Registrar em cartaz as impressões;
 Ler a 1ª parte, colando no cartaz as ilustrações que darão pistas do que vai acontecer.
 Sempre fazer antecipações.

Segundo dia
 Deixar a imagem da prima puxando o cabelo de Maria na lousa pra despertar a curiosidade dos alunos sobre o que irá acontecer;
 Durante a leitura colar os três copos na lousa e perguntar se eles imaginam qual é o plano de Maria para se vingar da prima;

Terceiro dia
 Nesta parte Maria começa a freqüentar a escola. Numa passagem a professora envia um bilhete para a mãe de Maria. Fazer no cartaz este bilhete. “O que a professora escreveu?”. Aproveitar para relembra a estrutura de um bilhete.

Quarto dia
 Maria resolve ter uma conversa séria com a mãe na Doçura. Fazer um balãozinho na imagem de Maria no cartaz e escrever junto com os alunos o que eles acham que Maria quer falar de tão sério com a mãe!

Quinto dia
 Impressões sobre médicos (registrar)
 Qual o remédio que o médico passará para Maria?
 Como será resolvido o problemão de Regina

Reflexões
Primeiro dia
 “Deixei a capa do livro na lousa e durante para despertar a”
curiosidade. O titulo que já é bem sugestivo, geraram comentários durante todo o tempo, risadinhas, piadinhas.... Sem falar nas perguntas sobre o que era aquilo... eu respondia: Vocês vão ver! Na hora da leitura, aproveitei para apresentar o projeto de Leitura que será desenvolvido na nossa EU, e como uma das etapas, eu leria para eles uma historia compartilhada... que nesta semana seria de uma tal Maria Mijona. Perguntei sobre quem seria aquela menina, e fui registrando no cartaz... por que do nome... o que será que ela tinha... a 1ª parte da leitura hoje, Maria fala sobre sua vida de mijona. É bem engraçado, e as crianças adoraram... penso por ter a palavra Mijo, mijona, xixi... acham engraçados eu estar “falando” tais palavras numa boa! A parte que mais gostaram foi quando Maria conta como são suas noites....


Segundo dia
 Deixei a foto da prima puxando o cabelo de Maria na lousa nas
primeiras aulas, com o titulo “ A prima!” Durante a leitura, numa parte, colei 3 copos e perguntei qual seria o plano.... Acharam que o plano era derramar os três copos de água na cama da prima. Acharam muito engraçado Maria ter tomado os três copos de água para poder fazer bastante xixi a noite... Só que dessa vez fez xixi na cama da prima!




Terceiro dia
 Antes de iniciar a leitura hoje relembre a estrutura de um
bilhete . Interrompi a leitura na hora que a mãe de Maria le o bilhete. Levantamos vária hipótese do que poderia estar escrito no bilhete e fizemos um bilhete coletivo, que registrei no cartaz.


Quarto e quinto-dia
 Infelizmente nestes dois dias a leitura não foi realizada. Na
quintaFeira fui representar a escola nas Festa Junina do
Satélite, onde temos vários alunos participando do projeto. Na sexta, faltaram muitos aluno, porque estava frio e chuvoso. Como a leitura estava sendo apreciada pela maioria, combieni com os presentes a leitura de um outro livrinho e quando retornar as aulas, após o recesso daremos continuidade a leitura da Maria Mijona!!!!

Estratégias de Educação com Google for Education

Para escolas e comunidades afetadas por fechamento recente, há uma necessidade imediata de planejar e se comunicar com professores, pais e ...