10 de mar. de 2010

Selinho do Blog "Transformando Vidas"

Amiga blogueira Vanessa fez um selinho em comemoração aos 50 seguidores... como sigo esse blog Maravilhoso, pegeui o selinho... pois sou uma das 50!!!!
ADORO!!!


9 de mar. de 2010

Copa do Mundo 2010 - África


Leopardo "Zakumi" será a mascote da Copa da África do Sul e foi apresentado na cidade de Johanesburgo.


A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo começou na Copa do Mundo da Inglaterra, de 1966, há mais de 40 anos, de lá pra cá todas as Copas foram representadas. Zakumi, mascote da África do Sul 2010, foi apresentado oficialmente, nesta segunda-feira, em um programa televisivo transmitido para o país inteiro, quando faltam 626 dias para o início do torneio.
A mascote oficial foi desenhada e produzida no país anfitrião e recebe o nome composto por "ZA", de África do Sul (na língua local), e "kumi", que significa o numeral dez em vários idiomas africanos mas também pode ser entendido como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.
"O Zakumi representa a população, a geografia e o espírito da África do Sul. É um mascote que personifica a essência da Copa de 2010", explicou Jerome Valcke, secretário geral da Fifa. "Estou certo de que nos divertiremos muito com ele durante o aquecimento para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", emendou.
Animal característico do continente africano, o leopardo foi criado pelo designer Andries Odendaal, da Cidade do Cabo. Com corpo amarelo, cabelo verde e manchas negras, Zakumi remete ao uniforme da seleção, comandada pelo brasileiro Joel Santana.

Tabela da copa 2010

Tabela completa para acompanharmos nossa Seleção!

Aniversário do Blog da Tia Àurea

Selinho Comemorativo!!!!

8 de mar. de 2010

Reciclar


Hino de Itanhaém

Os 5 R's

Um dos Projetos desenvolvidos na minha escola este ano será relacionado as questões ambientais! Estou "coletando" e produzindo materiais!

Cordel

Vou transcrever algumas estrofes de um cordel de autoria de Antônio Américo Medeiros que conta um pouco da história da literatura de cordel. Seu título: Os Mestres da Literatura de Cordel.



Começa assim……..

Nosso cordel começou
com Silvino Pirauá
e Leandro Gomes de Barros
Como na História esto
de Vitória pro Recife
começou tudo por lá.


Pirauá filho de Patos
e Leandro de Pombal.
Todos dois paraibanos
deixaram a terra natal
Foram para o Pernambuco
pararam na capital.


Porque Recife já tinha
algumas tipografias
Lá Pirauá enfrentou,
com vontade e energias,
publicou quatro folhetos
e vendeu em poucos dias.

e termina………


Cordel quer dizer cordão
Ou um barbante esticado
Onde se expõe folhetos
A venda em qualquer estado
Em pregadores de roupa
O livrinho pendurado.

 
A História de Cordel
Narrada de antigamente
Trazendo tudo direito
O povo fica ciente
Nosso cordel brasileiro
Ideal de romanceiro
Outra prova no presente.


A cultura nordestina
Manda que toda nação
Entenda o que é cordel
Recordando a tradição
Isto é para provar
Como foi nosso lugar
O tempo muda a feição.
Esse cordel foi publicado pela Editora Coqueiro e nas palavras do autor:

'Escrevo e publico folhetos, não porque ganho bem, e sim por amor a esta cultura, que ensinou o povo a ler, até a metade deste século'
 
Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2008/06/os-mestres-da-literatura-de-cordel/

Poema x Poesia

POEMA x POESIA


É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:


Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.1

Poema: obra em verso em que há poesia


"Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta." 2


O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).


1 - Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.

2 - LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.

Estratégias de Educação com Google for Education

Para escolas e comunidades afetadas por fechamento recente, há uma necessidade imediata de planejar e se comunicar com professores, pais e ...