17 de jul. de 2010

Sequencia de Atividades: Diário

Segue mais uma sequencia de atividades usadas por mim em 2006 na EMEF Oswaldo Herrera em Peruíbe, SP

Área de Conhecimento: Lingua Portuguesa

Conteúdo: Diario
Série: 4ª SÉRIE
Tempo de duração: 1º Bimestre de 2006
Professora: Érika Vecci

Tipologia textual: Texto Narrativo

Justificativa: Vamos trabalhar com Diário! Os alunos, certamente já ouviram falar sobre Diário. Então o objetivo maior dessa, é planejar e ampliar o repertório dos alunos, de modo que eles possam compreender e apreciar mais e melhor os diversos tipos de Textos.

OBJETIVOS:
• Resgatar a experiência dos alunos, possibilitando o reconhecimento das diversas formas de expressão ;
• Refletir sobre as características do diário, definindo e diferenciando alguns conceitos do universo textual ,
• Propor a produção de uma primeira página de Diário para avaliar o que os alunos já sabem e os pontos que precisam ser trabalhados;
• Pesquisar Diários já escritos;
• Conhecer alguns Diários (Contos) consagrados da Literatura ,
• Sensibilizar o aluno para perceber e identificar os recursos do Diário;
• Possibilitar a identificação e a criação de comparações, imagens e metáforas presentes nos diários;
• Elaborar diários com tema definido, em pequenos grupos;
• Produzir a escrita individual ;
• Rever as escritas produzidas;
• Opinar criticamente sobre as obras conhecidas e produzidas;
• Ler por prazer;
• Ouvir e apreciar ;

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
• Linguagem Oral;
• Escrita;
• Leitura
• Produção e revisão;
• Reescritas
• Coerência e Coesão;

OBSERVAÇÃO: essas etapas aqui descritas , serão para nortear o trabalho pedagógico, havendo a possibilidade de se mudar o rumo:

ETAPAS PREVISTAS• Reconhecendo Diários diversos (levantamento dos conhecimentos prévios);
• Construção de um mural para afixar as informações;
• Síntese de características de um diário;
• Estudo de um Diário previamente escolhido pelo professor; onde desenvolverá atividades de leitura; interpretação, Reescrita; Revisão e Produção .
• Texto Informativo sobre Diário;
• Produção de uma 1ª página de Diário com tema estabelecido;
• Leitura compartilhada do livro “O Diário de Serafina”;
• Uso de livros Paradidáticos, para atividades de leituras por prazer e para preenchimento de fichas de leitura;
• Prováveis Textos de Diários que serão utilizados

Diário de Serafina
Diário de Clarabel
Diário quase secreto de Pedro
Blog da Kelly Key - verídico
Diário de uma princesinha ( Maria Clara) – verídico
Diário do Guaxiru – 2005 – verídico


PRODUTO FINAL
• Confecção do DIÁRIO COLETIVO da 4ª A.

AVALIAÇÃO
• Sendo o registro um dos mais importantes instrumentos de aprendizagem e aperfeiçoamento da prática docente, será através dele que serão avaliadas as etapas da sequência .Registrar nem sempre é uma tarefa fácil, mas nesse caso será fundamental. Através do registro , damos conta do que já sabemos, descobrimos soluções, levantamos hipóteses ou formulamos questões que vão nos levar a novas aprendizagens.

“... o registrar de sua reflexão cotidiana
significa abrir-se para seu processo de aprendizagem”.

Madalena Freire
BIBLIOGRAFIA:
• “Aprendendo a Escrever”, Ana Teberosky.
• Sites da internet;
• PCN de Língua Portuguesa;
• Programa Literatura em minha casa.

"... a seqüência está prevista para o 1º bimestre de 2006; isso não quer dizer, é claro, que o trabalho com texto em sala de aula será apenas com esse gênero textual, pois trabalho com leitura nunca acaba: um texto vai puxando outro, como uma conversa sem fim... os textos escritos conversam entre si e com todas as linguagens que o homem já inventou, uns marcando os outros... "

Projeto: A Grécia Antiga - (Gabriela Bueno)


Este projeto foi elaborado pela grande amiga e profissional, Gabriela Bueno!

 
Tempo de duração: 1 Semestre

Período de realização: 3º/4º Bimestre

Sala: Pré
Professora: Gabriela Bueno Fonseca

OBJETIVO GERAL:
·        Conhecer e perceber a importância de uma civilização de época passada para os costumes atuais da nossa civilização;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Conhecer aspectos físicos da Grécia e conseguir relaciona-los ao seu modo de vida na antiguidade (alimentação, transporte);
·        Conhecer aspectos relacionados à vida cotidiana dos gregos (habitação, vestimenta, alimentação, trabalho);
·        Identificar as principais características entre os deuses mortais e semideuses;
·        Conhecer alguns personagens e histórias da Mitologia Grega.

OBJETIVO COMPARTILHADO:
·        Livro com informações da Grécia Antiga;


CONTEÚDO ESPECÍFICO:
·        A vida cotidiana na Grécia Antiga;
·        Tipos de moradia;
·        Alimentação;
·        Meios de transportes;

ETAPAS PROVÁVEIS:
·        Numa roda de conversa cada criança relata o que sabe sobre a Grécia Antiga (personagens, vestimenta, deuses);

·        Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, através de leituras de textos informativos e de imagens;
·        Assistir o filme “Hércules”e observar os aspectos da vida e do dia a dia dos gregos (vestimentas, calçados, costumes, cultura);
·        Listar as diferenças e semelhanças entre a época antiga dos gregos e a nossa atual;
·        Escrever textos coletivos a partir de informações obtidos através de leituras de textos a imagens;
·        Construir um painel com figuras trazidas pelo grupo;
·        Ler e assistir ‘Odisséia’ para o grupo a fim de que percebam a adoração e o respeito que os gregos antigos tinham pelos deuses;
·        Ler vários mitos para que conheçam a explicação que os antigos gregos davam para acontecimentos naturais;
·        Vivenciar “um dia” na Grécia Antiga com banquete, vestimenta a caracter, músicas, danças, brincadeiras,...

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
·        Formar uma pequena biblioteca especializada sobre a Grécia Antiga para pesquisas;
·        Ter na sala um mapa-Múndi para localização;
·        Envolver a família para que contribuam com o projeto, trazendo figuras e informações sobre o assunto.

BIBLIOGRAFIA:

·        Deuses e Heróis da Grécia Antiga –Editora Verbo
·        Como seria sua vida na Grécia Antiga _ Editora Scipione
·        Asas! (História Dédalo/ Ícaro) – Editora Scipione
·        A Grécia – Mitos e Lendas – Editora Ática
·        Vídeo – A Odisséia
·        Vídeo – O cavalo de Tróia
·        Vídeo – Hércules

15 de jul. de 2010

Sequencia de atividades de Artes: Universo Marinho

UNIVERSO MARINHO

Área de Conhecimento: Artes
Série: alunos de sala multi-seriada – 2005
Tempo de duração: 1ºsemestre de 2005
Professora: Érika Vecci

Justificativa: no 1º semestre de 2005, os alunos dessa classe estarão em contato com assuntos relacionados ao universo marinho; por isso, será feito um paralelo em artes, para apreciação, contextualização e releituras de artistas que de alguma forma retrataram o universo marinho, seja através de paisagens, esculturas, danças, artesanato, etc.

OBJETIVOS:

• Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes ( visuais, dança, música) ;
• Observar as relações entre o homem e a realidade, com interesse e curiosidade;

CONTEÚDOS

• A arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
• O fazer artístico e o conjunto de questões a ele relacionados como os elementos básicos das formas artísticas, técnicas, materiais e procedimentos;
• Tendências estilísticas;
• Apreciação significativas da arte e do universo a ela relacionado ( contexto histórico );
• Construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal e dos colegas e sobre a arte como produto da história, da multiplicidade das culturas, com ênfase na formação cultivada do cidadão.

ETAPAS PREVISTAS:

RECORTE TEMÁTICO: Artes Visuais

• Definição de Paisagens Marinhas;
• Levantamento de artistas que tenham passado por essa modalidade;
• História de vida dos artistas escolhidos;
• Apreciação de obra que represente este momento de sua produção;
• Espaço para criação;
• Interação entre aluno e obra do artista;
• Releituras das obras usando diversos suportes e meios.
• Artista local;
• Visita a Galeria para apreciação das obras locais.

14 de jul. de 2010

Sequencia de Atividade: O Ambiente marinho e suas paisagens

Usei a sequencia de Atividades abaixo com uma classe multiseriada de 1ª a 4ª série no ano de 2005! Saudades Fazenda Guaxiru!



O AMBIENTE MARINHO E SUAS PAISAGENS


Área de Conhecimento: Ciências e Geografia
Série: alunos de sala multi-seriada – 2005
Tempo de duração: 1º semestre de 2005
Professora: Érika Vecci

Justificativa: o ambiente marinho é próximo da realidade local dos alunos , mas, os alunos pouco conhecem a diversidade desse ambiente, no que diz respeito as diversas paisagens e a importância desse universo.

Objetivo Compartilhado: Visita a um grande aquário no final da sequência;

OBJETIVO

Que os alunos:
• adquiram os procedimentos que permitam-lhes uma postura de pesquisadores;
• elaborem suas sínteses sobre os fatos que observam, estudam e pesquisam;
• elaborem suas teorias, reorganizando seus conhecimentos prévios para que haja possibilidade de compreensão e interpretação destes fatos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CIÊNCIAS:
• Observar o ambiente , estabelecer relações entre fenômenos e elementos observados,numa atitude investigativa;
• Perceber que o ambiente se modifica e se transforma;
• Identificar e compreender os componentes dos fenômenos, nos conteúdos estudados;
• Estabelecer as relações que explicam a ocorrência dos fenômenos estudados;
• Observar como o homem se relaciona e interage com o ambiente;
• Relacionar os conteúdos a seu cotidiano;
• Identificar as formas de interação e apropriação do homem, em relação à natureza e as conseqüências disso no equilíbrio natural ambiental;

GEOGRAFIA:
• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens;
• Reconhecer diferenças e semelhanças entre os modos de vida das cidades (litoral/interior) ;
• Reconhecer, no lugar onde estão inseridos, as relações existentes entre as diferentes paisagens;
• Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação na análise e síntese na coleta e tratamento da informação;
• Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações ;
• Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
• Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
• Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos;
• Favorecer uma compreensão sobre o Mangue, buscando valorizar esse espaço e a importância ambiental que possui;

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

CIÊNCIAS:
• A vida das espécies marinhas, sua relação com o meio;
• Ecossistemas da região: Mar, praia, mangue, costão;
• Preservação do meio ambiente
• Ecologia

GEOGRAFIA
• Diferentes paisagens;
• Paisagens Litorâneas;
• Elementos da paisagem local: clima, solo, vegetação, agricultura;

ETAPAS PREVISTAS:
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos numa Tempestade Coletiva... “Praia lembra...”
• Assistir desenhos e filmes para levantar elementos relacionados ao mar;
• Leitura compartilhada da história “Viagem ao Litoral..”, Telecurso 2000,
• Atividades para sintetizar os conteúdos aprendidos;
• Aula passeio ao Costão de Peruíbe, para pesquisar a vida marinha, coletar material para o laboratório... com direito a banho de mar;
• Laboratório de pesquisas com o material coletado;
• Registro das pesquisas feitas no passeio;
• Dissecação de animal marinho;
• Leitura compartilhada de livros paradidáticos e de informação para subsidiar as atividades propostas nas diferentes áreas de conhecimento;
• Aula passeio a diferentes paisagens de Peruíbe;
• Registro das descobertas.
• Textos informativos;
• Montar na classe painel de informações;
• Comprar um peixinho para a classe cuidar durante os estudos;
• Pesquisar em fontes de imagens novas descobertas;
• Ler informações atuais relacionadas ao estudo , com enfoque na cidade de Peruíbe;

AVALIAÇÃO
• O professor avalia o seu trabalho e do aluno;
• Conceitos, procedimentos e atitudes trabalhados;
• Serão utilizados como instrumento de avaliação: sínteses, atividades, posturas.

12 de jul. de 2010

Ditos Populares segundo Profº Pasquale


Dito popular 1: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro’

“Minha grande dúvida na infância… Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???”
O correto é: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro’

Dito popular 2: ‘Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.’
Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?”
O correto é: ‘ Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.’

Dito popular 3:’Cor de burro quando foge.’
“Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???” Eu queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério
O correto é: ‘Corro de burro quando foge!’

Dito popular 4: Outro que no popular todo mundo erra: ‘Quem tem boca vai a Roma.’
“Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!”
O correto é: ‘Quem tem boca vaia Roma.’ (isso mesmo, do verbo vaiar).

Dito popular 5: ‘Cuspido e escarrado’
Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. “Esse… Sei lá!”
O correto é: ‘Esculpido em Carrara.’ (Carrara é um tipo de mármore) -

Dito popular 6: ‘Quem não tem cão, caça com gato.’
“Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!”
O correto é: ‘Quem não tem cão, caça como gato…. ou seja, sozinho!’

Agora me diz: Vai dizer que você falava corretamente algum desses?

Estratégias de Educação com Google for Education

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