22 de nov. de 2009

3ª D - Leitura

Os alunos da 3ª adoram atividades de leitura!


ATO DE LEITURA


A leitura leva o ser humano a adquirir conhecimentos, desenvolver a capacidade de resolução de seus
próprios problemas, reestrutura conceitos e oferece possibilidades de recreação, atingindo muito mais facilmente a sua realização pessoal.

O ATO DE LER

A aprendizagem da leitura demanda um mecanismo bastante complexo, pois além de exigir base e aquisição de experiências, ainda envolve processos mecânicos, emocionais e mentais. O processo de âmbito mental apresenta quatro etapas, quase simultâneas: PERCEPÇÃO, COMPREENSÃO, REAÇÃO e INTEGRAÇÃO.

PERCEPÇÃO: reconhecimento e interpretação da palavra vista. COMPREENSÃO: etapa em que são captados o estado de espírito e as emoções do autor através da determinação dos significados das palavras dentro do contexto; depen¬de muito das experiências anteriores.

REAÇÃO: o leitor é levado a reagir às idéias e aos personagens.

INTEGRAÇÃO: as idéias expressas no texto se fundem às idéias que o indivíduo já possui. Por isso podemos dizer que ler é pensar; e que através da leitura a criança amplia seus horizontes no tempo e no espaço. É, então, um processo de reação individual, variando muito de pessoa para pessoa, uma vez que cada leitor interpreta, compreende, aceitando ou não aquilo que lê, de acordo com as experiências que possui.

OBJETIVOS DO ENSINO DA LEITURA

Ao desenvolver um programa de leitura, o professor deve atender cuidadosamente aos seguintes objetivos: desenvolver o gosto e o interesse pela leitura desenvolver habilidades de compreensão; identificar a idéia principal, perceber detalhes e pormenores antecipar conclusões fazer inferências avaliar o material, desenvolver a habilidade de saber escolher o material de leitura de acordo com o objetivo que tem em mentedesenvolver habilidades de leitura oral, usar bons padrões lingüísticos (entonação, articulação, timbre de voz), dar expressão à leitura, adaptar a velocidade da leitura ao objetivo desejado comunicar-se com um auditório, aprimorar o sentido poético através da leitura e audição de poesias ampliar o vocabulário, valorizar a leitura como instrumento de entretenimento e de aquisição de conhecimentos, desenvolver habilidades de leitura para fins de estudo e selecionar fontes de informação.

"LEITURA É A INTERPRETAÇÃO DE IDÉIAS EXPRESSAS GRAFICAMETE DE ACORDO COM A VIVÊNCIA E A AFETIVIDADE DO LEITOR''''"

(artigo retirado - adaptado - da net)

Nenhum comentário:

Estratégias de Educação com Google for Education

Para escolas e comunidades afetadas por fechamento recente, há uma necessidade imediata de planejar e se comunicar com professores, pais e ...