15 de nov. de 2009

Projeto de Artes

E.M. Professora Maria Cristina utiliza a arte como ferramenta educacional

Um quadro por semana é trabalho em sala de aula pelos professores

No projeto ‘Os grandes artistas e suas preciosas contribuições culturais’, os alunos do 1º ano a 4ª série da Escola Municipal Professora Maria Cristina de Macedo Gomes conhecem em sala de aula as diferentes linguagens utilizadas nos quadros de renomados artistas nacionais e internacionais que marcaram o mundo da arte, como, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Cândido Portinari e Benedito Calixto.

A intenção é fazer com que os alunos aprendam a identificar a arte como fato histórico, contextualizado nas diversas culturas. Através do projeto, os estudantes são estimulados a soltarem à criatividade, e produzirem desenhos semelhantes ao da pintura exposta nos quadros.

Um quadro por semana é trabalho em sala de aula pelos professores. Depois de contada a trajetória do artista e de suas obras, é hora dos alunos confeccionarem de forma divertida, desenhos e pinturas, colocando em prática tudo o que aprenderam sobre as diferentes técnicas e linguagens culturais usada por cada artista. “Essa é uma maneira criada pela escola para incentivá-los a conhecer a arte e a biografia dos pintores”, afirmou a coordenadora da escola, Fabiane Jeonara Scheineir.

Os detalhes são observados minuciosamente pelos estudantes, desde o uso do papel, até a maneira como são aplicadas as tintas, pontos, linhas até os diferentes movimentos esculturais. O trabalho em classe, ajuda a despertar nos alunos suas próprias características ao produzir cada obra. ''Eu gosto das aulas de arte por que eu adoro pintar, desenhar e também porque aprendo muito sobre a história da arte'', afirmou a aluna do 1º ano Mellyssa de Andrade Soares.

Para Amanda Guimarães de Oliveira, também do 1º ano, as aulas trazem grandes momentos de alegria. “Nas aulas a gente se diverte, ao mesmo tempo em que conhecemos importantes obras e suas diferentes linguagens. Desenhar é um dos melhores momentos da aula”, explica.

(Secretaria de Educação, Cultura e Esportes)

Gustavo Rosa

O artista trabalhado nas minhas 3ª séries é Gustavo Rosa.
Para ajudar no trabalho estou utilizando o livro "Pintando um mundo melhor com Gustavo Rosa".Com textos da educadora Ana Maria Santos Gouw, o livro apresenta a vida e obra de Rosa, com linguagem adequada ao público infantil. O livro traz textos, reproduções e desenhos das obras originais de Rosa para que as crianças pintem, instigando sua curiosidade e criatividade. Estou usando também o espaço destinado a este Tema no site do Canal Kids:

CANAL KIDS: PINTANDO UM MUNDO MELHOR


OBJETIVO – Diante da importância que a expressão “melhorar o mundo” significa nos dias de hoje, o portal Canal Kids desenvolveu o Pintando um Mundo Melhor, um site infantil que une arte à sustentabilidade, propondo a sua utilização para expressar, divulgar e perdurar a preocupação com o planeta. Nesse projeto, procura-se abordar conceitos como preservação, economia de recursos naturais e reciclagem, através de atividades interativas e lúdicas para que a criança desenvolva naturalmente sua consciência ambiental e aplique futuramente tais conceitos no meio onde vive. O Pintando um Mundo Melhor tem como público-alvo crianças entre quatro e 11 anos, está abrigado no Canal Kids – maior portal infantil, interativo, gratuito e em língua portuguesa do mundo – conta com a parceria do renomado pintor Gustavo Rosa e com os apoios do Ensina Brasil, da UNESCO, da Unicef e do Ministério da Cultura.

PLANO – Como a arte subentende os conceitos sustentáveis nesse projeto, procurou-se criar uma identidade visual lúdica e de considerável qualidade artística. Para isto, foi firmada uma parceria com o pintor Gustavo Rosa. Não só a sensibilidade das obras, mas também o destaque desse pintor nas artes visuais brasileiras, trazem nas imagens utilizadas no projeto Pintando um Mundo Melhor uma identidade visual de considerável valor qualitativo. Sendo as crianças um público exigente, sempre em busca de diversão e novidades, foi criado um site totalmente interativo com brincadeiras, jogos e leitura dinâmica de textos. A fidelidade dos visitantes do site deu-se através de concursos e premiações em que só podem participar, ainda gratuitamente, associados do Canal Kids Club.

EXECUÇÃO – Foi estabelecida uma identidade visual através das obras do pintor Gustavo Rosa, pois sua arte lúdica possui personalidade e humor caricatural, em que a bondade e a pureza dos temas pintados são destacadas, atraindo o olhar da criança sem macular sua ingenuidade. Com as obras do pintor Gustavo Rosa, foram desenvolvidas brincadeiras como quebra-cabeças e ligue os pontos. Ao unir partes da pintura, a criança adquire uma maior percepção sobre cada detalhe da obra desenvolvendo, assim, seu poder de crítica. As obras do pintor Gustavo Rosa foram simplificadas em contornos para a brincadeira Imprima e Pinte. Colorindo os desenhos, a criança poderá exercer sua criatividade e sua vontade de melhorar o mundo. Um dos meios para conquistar a fidelidade do público-alvo foi desenvolver jogos e concursos exclusivos para cadastrados no Canal Kids Club (área restrita, porém gratuita, do Canal Kids). Com esta iniciativa, as crianças tornam-se associadas ao Club e passaram a visitar o site constantemente. Para assegurar a fidelidade dos visitantes foram desenvolvidos concursos e premiações. Pinte um Mundo Melhor, o primeiro concurso aplicado, recebe desenhos de crianças, via e-mail ou correio. A cada mês, os vencedores são premiados com produtos personalizados do Pintando um Mundo Melhor ou com Patakos, a moeda virtual do Canal Kids Club.

Nenhum comentário:

Estratégias de Educação com Google for Education

Para escolas e comunidades afetadas por fechamento recente, há uma necessidade imediata de planejar e se comunicar com professores, pais e ...