14 de jul. de 2010

Sequencia de Atividade: O Ambiente marinho e suas paisagens

Usei a sequencia de Atividades abaixo com uma classe multiseriada de 1ª a 4ª série no ano de 2005! Saudades Fazenda Guaxiru!



O AMBIENTE MARINHO E SUAS PAISAGENS


Área de Conhecimento: Ciências e Geografia
Série: alunos de sala multi-seriada – 2005
Tempo de duração: 1º semestre de 2005
Professora: Érika Vecci

Justificativa: o ambiente marinho é próximo da realidade local dos alunos , mas, os alunos pouco conhecem a diversidade desse ambiente, no que diz respeito as diversas paisagens e a importância desse universo.

Objetivo Compartilhado: Visita a um grande aquário no final da sequência;

OBJETIVO

Que os alunos:
• adquiram os procedimentos que permitam-lhes uma postura de pesquisadores;
• elaborem suas sínteses sobre os fatos que observam, estudam e pesquisam;
• elaborem suas teorias, reorganizando seus conhecimentos prévios para que haja possibilidade de compreensão e interpretação destes fatos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CIÊNCIAS:
• Observar o ambiente , estabelecer relações entre fenômenos e elementos observados,numa atitude investigativa;
• Perceber que o ambiente se modifica e se transforma;
• Identificar e compreender os componentes dos fenômenos, nos conteúdos estudados;
• Estabelecer as relações que explicam a ocorrência dos fenômenos estudados;
• Observar como o homem se relaciona e interage com o ambiente;
• Relacionar os conteúdos a seu cotidiano;
• Identificar as formas de interação e apropriação do homem, em relação à natureza e as conseqüências disso no equilíbrio natural ambiental;

GEOGRAFIA:
• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens;
• Reconhecer diferenças e semelhanças entre os modos de vida das cidades (litoral/interior) ;
• Reconhecer, no lugar onde estão inseridos, as relações existentes entre as diferentes paisagens;
• Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação na análise e síntese na coleta e tratamento da informação;
• Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações ;
• Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
• Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
• Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos;
• Favorecer uma compreensão sobre o Mangue, buscando valorizar esse espaço e a importância ambiental que possui;

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

CIÊNCIAS:
• A vida das espécies marinhas, sua relação com o meio;
• Ecossistemas da região: Mar, praia, mangue, costão;
• Preservação do meio ambiente
• Ecologia

GEOGRAFIA
• Diferentes paisagens;
• Paisagens Litorâneas;
• Elementos da paisagem local: clima, solo, vegetação, agricultura;

ETAPAS PREVISTAS:
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos numa Tempestade Coletiva... “Praia lembra...”
• Assistir desenhos e filmes para levantar elementos relacionados ao mar;
• Leitura compartilhada da história “Viagem ao Litoral..”, Telecurso 2000,
• Atividades para sintetizar os conteúdos aprendidos;
• Aula passeio ao Costão de Peruíbe, para pesquisar a vida marinha, coletar material para o laboratório... com direito a banho de mar;
• Laboratório de pesquisas com o material coletado;
• Registro das pesquisas feitas no passeio;
• Dissecação de animal marinho;
• Leitura compartilhada de livros paradidáticos e de informação para subsidiar as atividades propostas nas diferentes áreas de conhecimento;
• Aula passeio a diferentes paisagens de Peruíbe;
• Registro das descobertas.
• Textos informativos;
• Montar na classe painel de informações;
• Comprar um peixinho para a classe cuidar durante os estudos;
• Pesquisar em fontes de imagens novas descobertas;
• Ler informações atuais relacionadas ao estudo , com enfoque na cidade de Peruíbe;

AVALIAÇÃO
• O professor avalia o seu trabalho e do aluno;
• Conceitos, procedimentos e atitudes trabalhados;
• Serão utilizados como instrumento de avaliação: sínteses, atividades, posturas.

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