17 de jul de 2010

Sequencia de Atividades: Diário

Segue mais uma sequencia de atividades usadas por mim em 2006 na EMEF Oswaldo Herrera em Peruíbe, SP

Área de Conhecimento: Lingua Portuguesa

Conteúdo: Diario
Série: 4ª SÉRIE
Tempo de duração: 1º Bimestre de 2006
Professora: Érika Vecci

Tipologia textual: Texto Narrativo

Justificativa: Vamos trabalhar com Diário! Os alunos, certamente já ouviram falar sobre Diário. Então o objetivo maior dessa, é planejar e ampliar o repertório dos alunos, de modo que eles possam compreender e apreciar mais e melhor os diversos tipos de Textos.

OBJETIVOS:
• Resgatar a experiência dos alunos, possibilitando o reconhecimento das diversas formas de expressão ;
• Refletir sobre as características do diário, definindo e diferenciando alguns conceitos do universo textual ,
• Propor a produção de uma primeira página de Diário para avaliar o que os alunos já sabem e os pontos que precisam ser trabalhados;
• Pesquisar Diários já escritos;
• Conhecer alguns Diários (Contos) consagrados da Literatura ,
• Sensibilizar o aluno para perceber e identificar os recursos do Diário;
• Possibilitar a identificação e a criação de comparações, imagens e metáforas presentes nos diários;
• Elaborar diários com tema definido, em pequenos grupos;
• Produzir a escrita individual ;
• Rever as escritas produzidas;
• Opinar criticamente sobre as obras conhecidas e produzidas;
• Ler por prazer;
• Ouvir e apreciar ;

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
• Linguagem Oral;
• Escrita;
• Leitura
• Produção e revisão;
• Reescritas
• Coerência e Coesão;

OBSERVAÇÃO: essas etapas aqui descritas , serão para nortear o trabalho pedagógico, havendo a possibilidade de se mudar o rumo:

ETAPAS PREVISTAS• Reconhecendo Diários diversos (levantamento dos conhecimentos prévios);
• Construção de um mural para afixar as informações;
• Síntese de características de um diário;
• Estudo de um Diário previamente escolhido pelo professor; onde desenvolverá atividades de leitura; interpretação, Reescrita; Revisão e Produção .
• Texto Informativo sobre Diário;
• Produção de uma 1ª página de Diário com tema estabelecido;
• Leitura compartilhada do livro “O Diário de Serafina”;
• Uso de livros Paradidáticos, para atividades de leituras por prazer e para preenchimento de fichas de leitura;
• Prováveis Textos de Diários que serão utilizados

Diário de Serafina
Diário de Clarabel
Diário quase secreto de Pedro
Blog da Kelly Key - verídico
Diário de uma princesinha ( Maria Clara) – verídico
Diário do Guaxiru – 2005 – verídico


PRODUTO FINAL
• Confecção do DIÁRIO COLETIVO da 4ª A.

AVALIAÇÃO
• Sendo o registro um dos mais importantes instrumentos de aprendizagem e aperfeiçoamento da prática docente, será através dele que serão avaliadas as etapas da sequência .Registrar nem sempre é uma tarefa fácil, mas nesse caso será fundamental. Através do registro , damos conta do que já sabemos, descobrimos soluções, levantamos hipóteses ou formulamos questões que vão nos levar a novas aprendizagens.

“... o registrar de sua reflexão cotidiana
significa abrir-se para seu processo de aprendizagem”.

Madalena Freire
BIBLIOGRAFIA:
• “Aprendendo a Escrever”, Ana Teberosky.
• Sites da internet;
• PCN de Língua Portuguesa;
• Programa Literatura em minha casa.

"... a seqüência está prevista para o 1º bimestre de 2006; isso não quer dizer, é claro, que o trabalho com texto em sala de aula será apenas com esse gênero textual, pois trabalho com leitura nunca acaba: um texto vai puxando outro, como uma conversa sem fim... os textos escritos conversam entre si e com todas as linguagens que o homem já inventou, uns marcando os outros... "

Um comentário:

Ana Mentz disse...

Érika,
tenho acompanhado seu blog e gosto muito das atividades que tens registrado.
Este ano estou somente na Ed. Infantil, mas sugiro atividades para a professora do meu filho que está hoje na 4ª série.
Parabéns pelo blog